O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) destina-se a apoiar emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal, bem como a empresários nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da Diáspora. Foi aprovado por Resolução do Conselho de Ministros no passado dia 23 de julho.

Os quatro grandes objetivos estratégicos do PNAID são: apoiar o regresso de portugueses e lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora; promover a coesão territorial através do investimento no interior do país; promover o papel da Diáspora enquanto plataforma de internacionalização.

A implementação do PNAID assentará em quatro eixos de intervenção: Apoios e Incentivos; Facilitação; Informação e Divulgação; Promoção, Mobilização e Redes.

Está igualmente prevista a criação do estatuto do Investidor da Diáspora e a elaboração de um Guia de Apoio ao Investidor da Diáspora,

Leia aqui o comunicado de imprensa: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=aprovacao-do-programa-nacional-de-apoio-ao-investimento-da-diaspora

 

  • Partilhe