Os resultados de 2020 foram os melhores de sempre nos exames de Português NEWL (National Examination in World Languages), a nível nacional nos EUA, e em comparação com as outras línguas (Árabe, Coreano e Russo). O anúncio foi feito pela American Councils for International Education (AC), que referiu o importante contributo do Camões, I.P. e da FLAD – Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento para as inscrições de alunos do ensino básico e secundário, que realizaram os exames a partir de suas casas devido à COVID-19.

A AC destaca, nomeadamente, os resultados excelentes de todos os alunos e em particular dos 4 alunos da Escola das Nações Unidas (UNIS) que realizaram, pela primeira vez, o exame de Português NEWL - primeira participação da UNIS nos NEWL; o número de alunos inscritos e dos que efetivamente conseguiram realizar o exame, tendo em conta a situação da pandemia da COVID-19, e a continuação da realização do exame por parte de alunos de outras escolas de outros estados que habitualmente já participavam no exame, como é o caso de Massachusetts, Nova Jérsia, Nova Iorque, Califórnia e Flórida; a participação, também pela primeira vez, este ano, de alunos luso-descendentes, provenientes de escolas portuguesas comunitárias de Washington D.C., New Bedford, Massachusetts, Nova Jérsia e Nova Iorque e ainda o aumento do número de alunos de origem brasileira.

Numa missiva enviada à Coordenação de Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA), a American Councils for International Education salienta o apoio do Camões, I.P. e da FLAD como tendo sido fundamental para as inscrições de centenas de jovens estudantes do ensino básico e secundário. Nestes tempos de pandemia, estes alunos realizaram os exames a partir de suas casas, com os recursos tecnológicos que possuíam, com o intuito de verem as suas aprendizagens em língua portuguesa reconhecidas e certificadas por uma entidade americana. Por essa mesma razão, podem também utilizarem os score credits - créditos (no caso dos seniores students - grade 12) - para efeitos de acesso ao ensino superior nos EUA.

Segundo a AC, os apoios do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.,  da FLAD e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal têm garantido que os estudantes de língua portuguesa nos EUA, independentemente da sua capacidade para pagar o exame, possam demonstrar os seus conhecimentos linguísticos e aptidões culturais num exame nacional de proficiência rigoroso e com critérios de qualidade assegurados pelo College Board, cobrindo todas as competências comunicativas: compreensão e expressão oral, compreensão e expressão escrita e leitura. Além disso, a rede de contactos profissionais da CEPE-EUA e colaboração com a American Councils permitiu a ampla divulgação do exame NEWL junto dos departamentos estaduais de educação, associações de professores, escolas e professores de língua portuguesa nos EUA.

Embora o número de examinandos tenha diminuído em 2020 devido à pandemia da COVID-19, a AC informou que os examinandos deste ano no nosso idioma tiveram um desempenho excecionalmente bom, não só em comparação com anos anteriores, mas também em comparação com seus pares de outros grupos linguísticos muito competitivos (Árabe, Coreano e Russo): 75% dos alunos que fizeram o exame este ano em português alcançaram a classificação máxima de “5”. Os certificados NEWL já foram divulgados às escolas e aos alunos que podem agora usá-los para solicitar colocação avançada em Língua Portuguesa ou como créditos no acesso ao ensino superior.

O organismo norte-americano sublinha ainda o trabalho das escolas e dos professores de português nos EUA na preparação dos alunos para o exame NEWL, que foi também corroborado pelos membros da Direção da AC e da rede diplomática e consular nos EUA e da CEPE-EUA na divulgação do exame e na excelente relação institucional com a AC e com o College Board, com entidades profissionais americanas ligadas ao ensino de línguas estrangeiras, centros de recursos de línguas, com entidades luso-americanas (PALCUS, entre outras), distritos escolares, escolas, clubes e associações portuguesas, universidades, órgãos de comunicação social locais, entre outros.

  • Partilhe