Sua Excelência o Presidente da República anunciou a realização de eleições antecipadas para a Assembleia da República (AR) para o próximo dia 30 de janeiro de 2022.
Como tal, cumpre relembrar os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro que, no que respeita às eleições para a AR, dispoem da opção entre o voto presencial (que deverá ser feito no Posto Consular da sua jurisdição, no fim de semana em que o escrutínio decorre em Portugal) e o voto por via postal (que será remetido desde Portugal para a residencia do cidadão).
A opção é feita pelos cidadãos junto dos seus Postos Consulares até à data da publicação do aviso da eleição no Diário da República.
Os eleitores recenseados no estrangeiro que não exerçam o seu direito de opção até à data supramencionada, estão automaticamente inscritos como votando por correspondência.
A opção pode ser alterada a todo o momento junto do Posto Consular, exceto no período entre a data da publicação de uma eleição em Diário da República e a realização desse mesmo ato eleitoral.