É, para mim, uma honra assumir as funções de Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América. Dando continuidade ao legado dos meus antecessores, empregarei o melhor das minhas capacidades e do meu esforço para aprofundar uma relação bilateral já muito madura e especialmente próxima.
A longa amizade entre Portugal e os Estados Unidos iniciou-se pouco depois da Declaração de Independência dos EUA, alicerçada na proximidade geográfica, numa perene partilha de princípios, valores e interesses e num reforço contínuo dos fluxos comerciais e de investimento, nos dois sentidos; e tem sido sustentada pelos muito relevantes contributos da tradicional, dinâmica e diversificada comunidade portuguesa e luso-americana (e das suas associações, algumas já centenárias) e, também, mais recentemente, da nascente comunidade norte-americana em Portugal.
Somos, com os EUA, membros fundadores da OTAN e temos sempre pugnado, também a partir da nossa condição de país membro da União Europeia, pelo reforço do elo transatlântico, sólida âncora de sociedades democráticas, vibrantes e abertas.
Para servir cada vez melhor os nossos concidadãos, as nossas empresas e as nossas instituições, conto com as motivadas equipas desta Embaixada, dos Consulados Gerais em Nova Iorque, Boston, Newark e S. Francisco, do Consulado em New Bedford, do Vice-Consulado em Providence e dos Cônsules Honorários, bem como das delegações da AICEP, do Turismo de Portugal e da equipa de ensino da Língua Portuguesa.
Queremos também ser úteis aos cidadãos, às empresas e às instituições norte-americanas, para que Portugal e as oportunidades de negócio, de turismo e de intercâmbios culturais e académicos no nosso país, na UE e nos países da CPLP sejam cada vez mais conhecidos nos Estados Unidos.
E conto igualmente com todos vós, com o vosso apoio e as vossas propostas, para levar a bom porto esta tarefa.
Cordialmente,
Francisco Duarte Lopes
Photo credit: Michele Marques Photography
https://www.michelemarques.com.br/