Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021

banner site 2


A Embaixada de Portugal em Washington, D.C.

Convida-o cordialmente para o primeiro webinar da série OutSpoken, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a que se seguirá um concerto de violoncelo, interpretado por Mafalda Santos.

"A contribuição das diásporas europeias para as relações UE-EUA"

moderado pelo Embaixador Domingos Fezas Vital, com os seguintes painelistas:

Eleni Kounalakis, vice-governadora da Califórnia (GRÉCIA)
Loretta Brennan Glucksman, Presidente Emérita da The Ireland Funds America (IRELAND)
Anthony Tamburri, Reitor do Calandra Italian American Institute (ITÁLIA)
Frank Spula, Presidente do Polish American Congress (POLÓNIA)
Angela Costa Simões, Presidente do Portuguese American Leadership Council of the United States (PORTUGAL)

Desde a sua fundação, os Estados Unidos têm sido o lar e o país adotivo de inúmeras gerações de europeus. Neste primeiro Webinar da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Embaixada de Portugal em Washington DC reúne representantes de algumas das mais numerosas diásporas europeias nos EUA, para debater o seu passado e continuado contributo inestimável para as relações entre ambos os lados do Atlântico. Também exploraremos maneiras de alavancar a sua presença e influência em benefício de uma relação transatlântica ainda mais forte.
 

Bem-vindo à Presidência Portuguesa do Conselho da UE! Bem-vindo ao Tempo de Agir!

Siga-nos no: Facebook / Youtube / Twitter / Instagram

 

Mais notíciasNotícias

Como determina a Lei do Serviço Militar e de acordo com a informação constante no “Edital de Avisos Importantes”, os cidadãos nacionais, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2002, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único da Defesa, através da via disponibilizada para o efeito em https://bud.gov.pt/ddn/convocacao/estrangeiro.html têm de optar por uma da seguintes opções:

  • Solicitar a marcação de dia para cumprimento do dever militar de comparência ao DDN.
  • Requerer a dispensa de comparência ao DDN caso resida legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, há mais de seis meses.

Os editais de convocação são afixados nas câmaras municipais, juntas de freguesia, postos consulares e online. Para saber se o seu nome consta nos editais de convocação deve entrar em contacto com a secção consular da Embaixada em Washington DC (sconsular.washington@mne.pt) ou com um dos consulados portugueses nos EUA.

Os jovens convocados que desejem requerer a dispensa de comparência ao DDN deverão preencher o Requerimento de Dispensa disponível em https://bud.gov.pt/ddn/dispensa/requerer.html e enviá-lo, até 10 dias úteis antes da data marcada para a sua comparência ao DDN, para o e-mail ddn@defesa.pt  (colocando em assunto «DISPENSA»), anexando os documentos:

  • Cópia/Digitalização do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
  • Documento/Digitalização do comprovativo do motivo da dispensa.
  • Documento comprovativo de morada no estrangeiro, emitido pelo posto consular da área de residência ou por órgão da administração pública, polícia, estabelecimento de ensino ou empresa da sua área de residência (p. ex. declarações de matrícula emitidas por estabelecimentos de ensino locais, declarações emitidas por entidades policiais que comprovem que o cidadão é residente no estrangeiro, contrato de Trabalho com prazo igual ou superior a 6 meses ou declarações emitidas pela entidade empregadora, declarações emitidas por outras entidades locais que possam comprovar a residência do cidadão no estrangeiro que o habilite a requerer a dispensa de comparência no DDN).

Nota: Se o jovem pretender a dispensa do Dia da Defesa Nacional e à data da afixação dos Editais no Estrangeiro tiver a morada legal no país onde reside, basta enviar o requerimento de dispensa.

Nos casos em que os cidadãos optem pela obtenção do certificado de residência para requerer a dispensa da comparência no DDN, esse documento pode ser emitido no Posto Consular sem necessidade do cidadão se deslocar ao Posto e enviado ao requerente em formato digital para o respetivo endereço de e-mail, que posteriormente tratará de todo o processo diretamente com o MDN através do Balcão Único da Defesa.

No próximo dia 4 de janeiro de 2021, pelas 10 horas locais (três da tarde em Portugal Continental) terá lugar o lançamento da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia da Embaixada de Portugal em Washingtom, D.C.

A Embaixada de Portugal em Washington, D.C., convida-o cordialmente para o lançamento virtual da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a que se seguirá um concerto de piano jazz, ao vivo, no distinto centro de artes performativas “Casa da Música” (Porto), dos compositores portugueses de renome mundial Mário Laginha e Pedro Burmester.

O evento terá lugar nas páginas oficiais da Embaixada de Portugal em Washington, D.C., de Facebook e Youtube

 

Contactos

2012 Massachusetts Avenue, NW
Washington DC 20036

+1 202 35 054 00 (Chancelaria)
+1 202 33 230 07 (Secção Consular)
info.washington@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.washington@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

 

logo ppue 2021

logo oceanos

 

business

innovate

study

party

 

Portuguese Communities Portal logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype